O que é Eclipse Solar?

Eclipse Safety

​​Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre sempre quando a Lua se posiciona entre o planeta Terra e o Sol. A Terra faz uma órbita elíptica, conhecido como movimento de translação, e leva cerca de 365 dias para ser completo. Enquanto isso, a Lua orbita a Terra a cada 29 dias e meio, mas a Lua orbita em um plano ligeiramente inclinado, em cinco graus. Então, às vezes, quando a Lua passa diretamente entre a Terra e o Sol, e os três corpos celestes estão em syzygy (isto é, perfeitamente alinhados), a luz do sol é bloqueada antes que possa alcançar a Terra. Dependendo de quanto do Sol é coberto pela Lua, podemos ver um eclipse solar parcial, anular (em forma de anel) ou total.

Se você estiver localizado no caminho da totalidade de um eclipse, verá um eclipse solar total. Fora do caminho, você observará um eclipse solar parcial. Os eclipses totais são visíveis apenas em uma pequena parte da superfície da Terra, se as condições climáticas permitir. O céu deve estar claro para ver o eclipse. Se as nuvens escondem Sol, você não o verá.

Um eclipse solar pode ocorrer em qualquer lugar da superfície da Terra, quando as condições específicas da rotação da Terra e a da órbita da Lua são atendidas. Os eclipses solares não são eventos astronômicos incomuns, mas a totalidade é, para alguns, um evento único na vida.

Recursos do Eclipse

Card image cap

Segurança durante o Eclipse

Nunca olhe diretamente para o sol durante o eclipse, pois isto pode prejudicar seriamente seus olhos em instantes…

Aprenda mais
Card image cap

O que acontece durante um Eclipse?

No dia 2 de Julho, terça-feira, um eclipse solar…

Aprenda mais
Card image cap

Atividades do Eclipse Solar

Este projetor feito em casa permitirá que você assista ao eclipse de maneira segura…

Aprenda mais